Deputado petista cobra governo por ações contra a seca na Bahia
Valmir Assunção pede que o Estado seja tratado com mesmo empenho dado à região Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) foi cobrado pelo deputado Valmir Assunção (PT-BA) por ações de combate à seca na Bahia. Atualmente, 163 municípios declararam estado de emergência devido à estiagem. Essa é a pior seca do Estado desde 1980, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia.
Em nota, Assunção diz que espera que o MDA “trate a Bahia com o mesmo empenho que tratou outros estados em situação de estiagem”. A declaração se dá pela “agilidade” que o governo trabalhou para enfrentar os efeitos da seca na região Sul do país, em meados de abril.
“É fundamental a ação federal para socorrer as famílias assentadas, indígenas quilombolas, agricultores familiares, pescadores, a população baiana” – Valmir Assunção (PT-BA).
O Governo da Bahia anunciou R$ 834,5 milhões para enfrentar os efeitos da seca. Dentre as medidas anunciadas estão: abastecimento com carros-pipa, entrega de tratores, limpeza e abertura de aguadas, instalação imediata de poços, doação de alimentos, licitação para sistemas de abastecimento e máquinas para alimentação animal.