metropoles.com

Deputado atuará na defesa de Luisa Mell em ação movida por Zambelli

Parlamentar ligado às causas animais, que acumula divergências com a deputada, será testemunha de defesa da ativista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução – Câmara dos Deputados
Deputado Ricardo Izar (Republicanos-SP)
1 de 1 Deputado Ricardo Izar (Republicanos-SP) - Foto: Reprodução – Câmara dos Deputados

O deputado Ricardo Izar (Republicanos-SP) se prontificou a atuar como testemunha de defesa de Luisa Mell na ação movida pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra a ativista.

Zambelli decidiu processá-la depois que Mell a chamou de “inimiga dos animais”, em postagens feitas no ano passado, quando a parlamentar presidia a Comissão de Meio Ambiente da Câmara. 

Numa dessas publicações, Mell acusou Zambelli de colocar em risco vida de milhões de animais e se recusar a pautar o projeto conhecido como “animal não é coisa” e também por acelerar a votação da proposta que libera a caça esportiva. 

Na ação, Zambelli pede indenização de R$ 20 mil por danos morais e também exige a exclusão das publicações co conteúdo “difamatório e calunioso” e também uma retratação pública, como revelou Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, esta semana.

Ricardo Izar, então, decidiu sair em defesa de Mell. Ele é um defensor da causa dos animais e autor do projeto do “animal não é coisa”. Na comissão, ele e Zambelli colecionaram divergências. Izar foi integrante desse colegiado.

“Afirmo categoricamente que a Zambelli é inimiga dos animais. Quero ver ela me processar também” – disse Izar ao Blog do Noblat.

Zambelli disse ao blog não ter qualquer receio que Izar atue como testemunha e que, para ela, é até natural que o parlamentar seja testemunha.

“Não tenho qualquer receio. Aliás, ele como autor do projeto é suspeito. Eu deveria é pedir a suspeição dele como testemunha. É esperado. Até mais que isso. Eu deveria acioná-lo como corréu, pois me atacou nas redes e me chamou de inimigo dos animais. Todo mundo que me conhece sabe que defendo os animais” – disse Zambelli.

O projeto do “animal não é coisa” insere no Código Civil que um animal é um “sujeito despersonificado com direitos”, a personalidade jurídica. Hoje, o animal é conceituado como um bem móvel, como se fosse “uma coisa”, argumentam os defensores da causa animal. Esse conceito novo, se aprovado, irá reconhecer que os animais sentem tristeza, alegria e têm visão de mundo. E os protege de maus-tratos.

A coruja e o papagaio

Em julho do ano passado, depois de muito debate e cobrança de Izar, Zambelli colocou o projeto na pauta de votação e, num áudio, pediu apoio de seus seguidores. Disse que estava sendo “detonada por Izar nas redes”.

Na reunião, Zambelli chegou a ironizar o projeto. Seu assessor na comissão, Darce Bracarense, mostrou-lhe uma imagem e ela comentou:

— Estou aqui com uma foto de uma coruja comendo um papagaio. Dizem que, se esse projeto for aprovado, a coruja será indiciada como assassina — disse a presidente da comissão, que riu da “piada” junto com Darce.

Os defensores da causa animal reagiram incomodados com a citação da parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?