metropoles.com

Deputado entra com ação para suspender aumento dos combustíveis

Para Célio Studart (PSD-CE), adoção de preços de paridade internacional é lesivo e provocou, em dois anos, 121 aumento dos combustíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução – Câmara dos Deputados
Deputado Célio Studart (PSD-CE)
1 de 1 Deputado Célio Studart (PSD-CE) - Foto: Reprodução – Câmara dos Deputados

O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) ingressou com ação popular na Justiça Federal do Ceará pedindo a suspensão do aumento de preços dos combustíveis anunciado pela Petrobras na semana passada. O parlamentar argumenta que o ato foi ilegal e abusivo e critica a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), adotada em 2016.

“Nada é mais lesivo ao patrimônio do que a sucessão de atos e omissões fundadas em prática ilegal que é lesiva aos consumidores dos derivados básicos de petróleo no Brasil pela decisão política de fixação de preços motivadamente vinculados à paridade internacional”, afirma Studart na ação.

O deputado entende que a atuação da Petrobras deveria ser enquadrada como crime contra a ordem econômica, a ordem tributária e relações de consumo. Studart responsabiliza também o presidente Jair Bolsonaro, pelo apoio à controversa política de preços mesmo provocando altíssimo custo social e econômico para o país.

Entre outubro de 2016 e dezembro de 2018, por causa da adoção do PPI, já ocorreram 121 ajustes no preço dos combustíveis.

“É evidente que a adoção do PPI impôs um elevadíssimo custo à sociedade, ao mesmo tempo em que gera imensos lucros aos acionistas da Petrobras, que só em 2021 repassou R$ 63,9 bilhões para acionistas privados, dentre os quais R$ 41 bilhões foram para estrangeiros. Assim, quando se soma o fato de que a grande parte (cerca de 40%) dos custos operacionais é em real, a performance de mercado da Petrobras se destaca até mesmo quando comparadas com rivais estrangeiras”, aponta trecho da ação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?