metropoles.com

Demora por tramitação da reforma eleitoral também preocupa senadores

Rodrigo Pacheco já avisou que não vai acelerar discussão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
imagem colorida mostra rodrigo pacheco presidente do congresso nacional - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra rodrigo pacheco presidente do congresso nacional - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Mesmo com o avanço do projeto da minirreforma eleitoral à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, senadores pressionam o presidente Rodrigo Pacheco (PSD) para que ele acelere a tramitação do projeto. A pressão se soma à de deputados federais do Centrão.

O texto flexibiliza diversos pontos do código eleitoral, principalmente àqueles sobre prestação de contas e prazos de inelegibilidade. Para valer em 2024, tem que ser sancionado até 5 de outubro. Por isso a pressa.

Quem pressiona pela aceleração pede que o texto não seja adensado ao Código Eleitoral, já que uma discussão da legislação levaria muito tempo. A ideia é que só as alterações sejam analisadas, o que facilitaria o debate.

Pacheco disse “não ter como” garantir que a minirreforma seja aprovada para as eleições do ano que vem. O relator do texto na CCJ, Marcelo Castro (MDB-PI), tem o seu partido como um dos principais interessados na aprovação. O MDB quer voltar a eleger mais de 1.000 prefeitos em 2024.

A preocupação também discorre à PEC da Anistia. Segundo aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o alagoano ainda não desistiu de fazer com que a Proposta de Emenda à Constituição valha para 2024. O prazo é o mesmo, 5 de outubro, e o texto está na comissão especial. Ontem (26/09), a votação foi adiada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?