Demora de lá, demora de cá
Indefinição de Lula por ministério de Fufuca também atrasa disputa na liderança do PP na Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto o deputado André Fufuca (PP-MA) espera Lula (PT) definir qual ministério vai ceder ao Progressistas, a disputa pela liderança do partido na Câmara dos Deputados vive em banho-maria. A discussão já esquentou e já esfriou, e segue agora o mesmo ritmo do presidente da República.
A escolha passa por Arthur Lira (AL), que não quer perder a influência sob seus 48 colegas. Fufuca é considerado “pupilo” do presidente da Câmara e o novo líder deve seguir o mesmo estilo.
Nesse quesito, os mais parecidos são Aguinaldo Ribeiro (PB) e Cláudio Cajado (BA). Os dois ficaram em evidência por relataram dois projetos de interesse do governo: reforma tributária e arcabouço fiscal, respectivamente.
Lira também estuda trazer de volta Doutor Luizinho (RJ), que atualmente está licenciado do cargo e atua como secretário de Saúde no Rio de Janeiro. Ele também é próximo de Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas.
Há também o preferido da mais “lulista” do PP: o depuatado Mário Negromonte Júnior (BA). Ele é próximo dos baianos Rui Costa (Casa Civil) e Jaques Wagner (PT-BA), e contaria com o apoio da parte do PP que deseja embarcar no governo sem ressalvas.
Um nome corre por fora, o de Eduardo da Fonte (PE). Ele já foi líder do PP, em 2013, mas é visto como adversário de Lira. Por isso, não deve conseguir a vaga.