metropoles.com

Defesa de Eduardo Bolsonaro diz que ataque a Míriam foi “mera piada”

Filho do presidente é acusado de quebra de decoro por debochar da tortura sofrida pela jornalista na ditadura militar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Metrópoles
Eduardo Bolsonaro irritado com Barroso
1 de 1 Eduardo Bolsonaro irritado com Barroso - Foto: André Borges/Metrópoles

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) entregou semana passada sua defesa prévia em uma das ações que responde no Conselho de Ética da Câmara.

Na representação na qual é acusado de quebra de decoro por ter debochado da tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão durante a ditadura militar o filho do presidente alegou que sua manifestação foi uma “mera piada”, um “chiste”.

Em abril, Eduardo reproduziu um artigo de Míriam, no qual ela argumentava não ser possível tratar como iguais Lula e Bolsonaro, um “um inimigo confesso da democracia”.  No post, ele adicionou o comentário:  “ainda com pena da cobra (representada por um desenho)”. Era uma referência ao fato de a jornalista, durante sua prisão pelo regime, ter sido exposta numa cela ao lado de uma cobra.

Mas o deputado não viu maldade, quebra de decoro ou ofensa à jornalista. Sua defesa, apresentada pela advogada Karina Kufa, sequer cita que a referência tem a ver com o regime de exceção que atingiu o Brasil entre 1964 a 1985. Diz ter se tratado de uma resposta “jocosa”, uma “piada” ao comentário de Míriam.

“O comentário objeto da presente representação se tratou de mera piada, ou seja, chiste…Por ter tido a intenção de jocosidade que o representado (Eduardo) jamais teve a intenção de incitar ou realizar apologia à tortura” – argumentou a defesa do parlamentar.

A defesa de Eduardo Bolsonaro diz ainda que se tratou de de um “comentário inofensivo quanto um ato político”.

Quatro partidos – PSol, PT, REde e PCddoB – entraram com a ação contra o deputado. O presidente do Conselho de Ética, Paulo Azi (União-BA), escolheu como o relator desse caso Hiran Gonçalves (PP-RR), um deputado do Centrão e aliado do Palácio do Planalto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?