metropoles.com

CPMI do 8 de Janeiro estuda denunciar Nunes Marques no CNJ

Ministro do STF impediu que comissão interrogasse a investigada Marília Alencar, ex-diretora de Inteligência do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
CPMI do 8 de Janeiro
1 de 1 CPMI do 8 de Janeiro - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A mesa diretora da CPMI do 8 de Janeiro ainda não engoliu muito bem a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, que autorizou a ausência da ex-diretora de Inteligência do Distrito Federal Marília Alencar à comissão na última terça (12/09). O colegiado estuda denunciar o juiz no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) caso a decisão não seja analisada pelo Plenário do STF.

O presidente da CPMI, Arthur Maia (União Brasil-BA) já acionou a Advocacia do Senado para um recurso no STF. O deputado reclamou da decisão de Nunes Marques, a qual chamou de “obstrução” dos trabalhos do colegiado.

O colegiado ouviria depoimento da ex-diretora de Inteligência do Distrito Federal Marília Alencar, que foi convocada na condição de investigada. Ela é acusada de omissão na condução do combate ao ataque bolsonarista às sedes dos Três Poderes e também é a responsável pelo mapa dos eleitores lulistas no Nordeste entre o 1º e 2º turnos.

O CNJ é responsável por fiscalizar a conduta dos magistrados em todo o país, incluindo os ministros do STF. Caso seja denunciado, o conselho verificará se a decisão de Nunes Marques foi de fato imprópria e decidirá se dá prosseguimento ao processo disciplinar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?