Corte no Orçamento irá manter Receita inadimplente com o Serpro
A redução no volume de recurso do órgão pode comprometer serviços como processamento das declarações de Imposto de Renda
atualizado
Compartilhar notícia
Na Receita Federal, além dos servidores que entregaram cargos de chefia, o corte no Orçamento irá acarretar mais um problema ao órgão.
Grande parte do trabalho dos auditores fiscais depende de tecnologia. Neste 2021, esses servidores já passaram por vários problemas na execução de seus trabalhos com a falta de pagamento ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Se trata da maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia de informação.
Criado para processar os dados do Imposto de Renda, é o Serpro que cria soluções para facilitar a vida do contribuinte nas declarações anuais. Além disso, os dados de identificação de todos os brasileiros e empresas estão armazenados no Serpro. No seu Centro de Dados estão concentrados os CPFs e os CNPJs.
Há receio de comprometimento no serviço de declarações do imposto com a falta de recursos para o acerto com o Serpro.
O Congresso aprovou um corte de R$ 1,1 bilhão no Orçamento da Receita. Pouco mais da metade dessa verba seria destinada para ações de informatização, fundamental para o funcionamento do órgão.