metropoles.com

Corregedoria do Ibama quer curso para conter demissão de servidores

No governo Bolsonaro, número de processos administrativos contra funcionários bateu recorde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministerio do meio ambiente
1 de 1 Ministerio do meio ambiente - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Corregedoria-Geral do Ibama pediu à direção do instituto autorização para promover um curso que vise reduzir a abertura de processos de apurações contra servidores ambientais. Quer melhorar o conhecimento técnico de seus funcionários e, assim, evitar aplicação de penalidades que podem levar à demissão.

O curso “Servidor Público Federal: Direitos, Deveres e Regras Funcionais de Apurações de Responsabilidades” visa  reduzir a falta de conhecimento dos servidores investigados, que “desconhecem seus limites funcionais e as regras sobre como fazer, quando e qual a fundamentação de seu atos”.

O número de demissões, de afastamentos dos cargos e até cassação de aposentadorias dos servidores quebrou recorde no governo Bolsonaro. Em 2020, foram registrados 41 casos, segundo noticiou o jornal “O Estado de S. Paulo”. Punições que atingiram o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e o Instituto Chico Mendes (ICMBio).

“Entender essas regras, os limites funcionais e os procedimentos sancionadores que devem ser adotados pelo Estado em caso de infringência a mandos legais passou a ser uma obrigação e necessidade de cada servidor, até porque aplicação de penalidade e até mesmo o desfazimento do vínculo funcional de um servidor (demissão do cargo) somente pode ocorrer dentro do devido processo legal (sindicância e PAD), cujas regras precisam ser conhecidas por todos” – diz o despacho de Edilson Francisco da Silva, corregedor-chefe do Ibama.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?