metropoles.com

Conselho de Ética do Senado volta depois de um ano; leia casos

Flávio Bolsonaro, Marcos do Val, Randolfe Rodrigues, Kajuru… Senadores avaliam abrir processos contra colegas 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Foto colorida do senador Flávio Bolsonaro concede entrevista ao portal Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do senador Flávio Bolsonaro concede entrevista ao portal Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O Conselho de Ética do Senado Federal retoma os trabalhos nesta terça-feira (09/07), após um ano sem reuniões. A pauta inclui pelo menos 19 representações, abrangendo desde o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), até Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A última reunião do colegiado foi em 14 de junho de 2023. Confira os 19 itens da pauta:

Jorge Kajuru (PSB-GO)

O senador enfrenta duas denúncias. A primeira, apresentada por Flávio Bolsonaro em 2021, refere-se à divulgação de uma “gravação clandestina” de diálogos entre Kajuru e o ex-presidente Jair Bolsonaro, nos quais este criticava senadores e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. A segunda denúncia, feita em julho de 2020 pelo ex-senador Luiz do Carmo, alega que Kajuru o caluniou nas redes sociais.

Styvenson Valentim (Podemos-RN)

A ex-deputada Joyce Hasselmann apresentou uma petição em julho de 2021, alegando que Valentim fez comentários desonrosos sobre ela e desrespeitosos contra as mulheres durante uma live. Em outro caso, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) representou contra o senador em 2021, após ele debochar de uma mulher vítima de violência policial no Rio Grande do Norte.

Randolfe Rodrigues (sem partido-AP)

Randolfe é alvo de uma petição apresentada em 2021 pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que alega que o senador caluniou Bolsonaro sem provas durante a CPI da Pandemia e conclamou o MST a “depor Bolsonaro”. Flávio Bolsonaro apresentou outra petição após uma discussão entre Randolfe e o youtuber Wilker Leão no Senado, em fevereiro de 2023, na qual o senador tomou o celular de Leão. A Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil também apresentou uma representação, acusando Randolfe de falta de decoro ao chamar Bolsonaro de “covarde” e “bandido”.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

PT, PSol e Rede representaram contra Flávio Bolsonaro, alegando que investigações do Ministério Público o ligam a milícias e a improbidade.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

O advogado Arthur Hermógenes Sampaio Junior acionou o presidente do Senado por não dar prosseguimento aos pedidos de impeachment contra ministros do STF, apesar de ter prometido fazê-lo.

Omar Aziz (PSD-AM)

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pediu a cassação de Omar Aziz, alegando vazamento de informações sigilosas obtidas pela CPI da Covid durante as investigações.

Marcos do Val (Podemos-ES)

A Rede Sustentabilidade acusa Marcos do Val de participar de uma trama golpista com Jair Bolsonaro para tentar prender o ministro do STF, Alexandre de Moraes, anular as eleições e impedir a posse de Lula.

Alan Rick (União Brasil-AC)

O Sindicato dos Médicos do Estado do Acre processou Alan Rick após o senador fazer acusações que comprometeriam o programa Mais Médicos e a integridade da categoria médica.

Chico Rodrigues (PSB-RR)

O ex-senador enfrenta um processo por ter sido flagrado em 2020 com dinheiro na cueca pela Polícia Federal. Os partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania alegam que ele tentou obstruir investigações relacionadas ao repasse de verbas para o combate à pandemia de covid-19.

Senadores da CPI da Covid-19

A OAB solicitou medidas para apurar e sancionar responsabilidades dos parlamentares em relação ao trabalho da advocacia durante a CPI da Pandemia.

Rodrigo Pacheco, Marcos do Val e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)

Alessandro Vieira (MDB-SE) assinou um pedido de instauração de processo, alegando uso inadequado das emendas de relator para beneficiar apoiadores de Pacheco à presidência do Senado em 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?