Congresso volta e Zanin toma posse no STF; leia os destaques da semana
Copom se reúne pela primeira vez com Galípolo no Banco Central; Lula tem agenda curta
atualizado
Compartilhar notícia
A semana que se iniciou no domingo (30/07) será um pouco mais agitada em Brasília do que as anteriores. Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal voltam do recesso já com atividade intensa. No Comitê de Política Monetária (Copom), Aílton Aquino e Gabriel Galípolo participam pela primeira vez da reunião que pode diminuir a taxa básica de juros. Os indicados de Lula (PT) aumentarão a pressão pela queda da Selic.
No Senado, a CPMI do 8 de janeiro interroga o ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência, Saulo Moura da Cunha, na terça (01/08), às 9h. A expectativa é que ele esclareça se os agentes da Abin atuaram contra a invasão bolsonarista há quase 7 meses.
Já na Câmara, estão previstos os depoimentos de Miguel Gutierrez e Fábio da Silva Abrate na CPI das Americanas, terça (01/08), às 15h. No dia seguinte (02/08), às 14h30, a CPI das Manipulações no Futebol ouve Fabrício Martins Rocha, delegado Regional da Polícia Judiciária. Já na quinta-feira (03/08), a CPI das Pirâmides Financeiras interroga Francisley Valdevino da Silva, proprietário da Rental Coins, às 14h.
Gabriel Galípolo e Aílton Aquino têm a missão de reduzir ao menos 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano. Os novos diretores de Política Monetária e de Fiscalização, respectivamente, terão a oportunidade de representar uma rara discordância na reunião do Copom, entre terça e quarta (01 e 02/08). Desde 1999 só 14% das reuniões do grupo não foram resolvidas de modo unânime.
Cristiano Zanin, novo ministro do Supremo Tribunal Federal, toma posse às 15h30 de quinta-feira (03/08). São esperados mais de 350 convidados, entre eles o presidente Lula.
Falando em Lula, o petista sanciona nesta segunda (31/07) o projeto de lei da escola em tempo integral. Também participa, no mesmo dia da posse de seu antigo advogado no STF, da posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino. Vai ao Amazonas, na sexta (04/08), para a inauguração do Linhão, que conecta Roraima ao Sistema Interligado Nacional.
Ainda sobre o STF, a Corte volta de recesso já analisando dois casos muito importantes: na terça, retoma o julgamento sobre a “legítima defesa da honra”. A maioria já foi formada contra a utilização da tese em casos de feminicídio. Já na quarta, os ministros julgam processo sobre a descriminalização de drogas para uso pessoal. Há três votos a favor no caso corre desde 2015.