metropoles.com

Congressistas vão propor até 60 dias de licença-paternidade

Frente Parlamentar Mista Pela Licença-Paternidade terá Damares vice de Tabata; “união da direita e da esquerda”

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Tabata amaral e damares alves em colagem, uma do lado da outra
1 de 1 Tabata amaral e damares alves em colagem, uma do lado da outra - Foto: Divulgação

O Congresso Nacional lança hoje (05/06) a Frente Parlamentar Mista da Licença-Paternidade pela ampliação do direito trabalhista também para pais. 

A criação da frente vem na esteira da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu o direito para pais solos em dezembro de 2023.

Agora, a frente quer que o Congresso regulamente o benefício para pais de todos os tipos. A ideia é que se amplie a licença para 60 dias, além da criação de um salário-paternidade que seja pago pelo Estado. O atual modelo tem duração de apenas cinco dias e tem os salários custeados pelas empresas.

A presidente do grupo será a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e terá a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), como vice. Os congressistas destacam que o benefício é defendido “pela esquerda e pela direita”.

A Coalizão Licença Paternidade (CoPai), responsável pelo movimento “5 dias é pouco”, estará presente e desempenhará um papel de liderança como secretaria-executiva da frente parlamentar. O evento reunirá deputados e senadores de diversos partidos, todos unidos por um objetivo comum: “garantir uma licença-paternidade estendida, obrigatória e remunerada”. 

“Uma licença-paternidade ampliada, de pelo menos 60 dias, poderá trazer enormes benefícios para a sociedade (a começar pelas próprias crianças), pois viabiliza o fortalecimento do vínculo paterno e a criação do hábito do cuidado, o que consequentemente aumenta a probabilidade do pai permanecer atuando no cuidado do filho ao longo dos anos” — Camila Bruzzi, presidente da Coalizão Licença Paternidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?