metropoles.com

Como o União Brasil lidará com o indiciado Juscelino Filho

Lula deve tomar decisão sobre permanência de ministro só depois da viagem à Europa

atualizado

Compartilhar notícia

Isac Nóbrega/MCom
juscelino filho ministro das comunicações
1 de 1 juscelino filho ministro das comunicações - Foto: Isac Nóbrega/MCom

O União Brasil não aplicará sanções contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apesar do indiciamento feito pela Polícia Federal (PF) na quarta-feira (12/06). O partido assegura a permanência do ministro na pasta de Comunicações, afirmando que uma eventual substituição ocorrerá apenas por decisão do presidente Lula (PT).

Lula embarcou ontem para a Suíça, onde participará da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra. Em seguida, irá à Itália para a reunião do G7. A decisão sobre o futuro de Juscelino Filho será tomada após esses compromissos.

Juscelino foi indiciado pela PF por suspeitas de participação em crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva, relacionados ao desvio de emendas no Maranhão. O ministro teria desviado R$ 835,8 mil destinados a obras de pavimentação financiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Como o colunista Igor Gadelha mostrou, Juscelino Filho enviou uma mensagem no grupo de WhatsApp do diretório nacional do União Brasil se justificando. O ministro negou irregularidades e criticou o delegado da PF que conduziu a investigação.

“Durante o meu depoimento, o delegado responsável não fez questionamentos relevantes sobre o objeto da investigação. Além disso, o encerrou abruptamente após apenas 15 minutos, sem dar espaço para esclarecimentos ou aprofundamento. Isso suscita dúvidas sobre sua isenção, repetindo um modo operante que já vimos na Operação Lava-Jato e que causou danos irreparáveis a pessoas inocentes.”, escreveu Juscelino.

Integrantes do partido também asseguram que Juscelino tem o apoio de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, para continuar no cargo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?