metropoles.com

Como o governo reagirá à PEC que amplia isenção tributária às igrejas

Comissão especial aprovou proposta que prevê isenção de imposto para templos religiosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula discursa em cerimônia de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Salão Nobre do Palácio do Planalto 6
1 de 1 Presidente Lula discursa em cerimônia de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Salão Nobre do Palácio do Planalto 6 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (27/02) o prosseguimento da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que amplia a isenção de impostos para templos religiosos e igrejas de todas as religiões.

Hoje, esses empreendimentos já não precisam pagar imposto de patrimônio, renda e serviços vinculados às práticas essenciais. Com a proposta na Câmara, o benefício seria estendido na aquisição de bens “necessários à formação” do patrimônio, geração e prestação de serviço, manutenção e funcionamento.

Há ainda o fim da tributação indireta, como no imposto da conta de energia e no material de construção para a construção de igrejas.

O governo Lula (PT) já previa derrota na comissão especial (primeira etapa da tramitação da PEC). Em troca, já havia acordado com os evangélicos o apoio a uma nova tributação sobre “produtos que fazem mal à saúde”, como cigarros e bebida alcoólica.

O tal “imposto do pecado” está previsto para ser regulamentado nas leis complementares da reforma tributária, que deve correr na Câmara até o meio do ano. A troca de apoios fará com que a Frente Parlamentar Evangélica (202 deputados e 26 senadores) vote em peso na reforma do governo.

Para avançar, a PEC ainda precisa ser votada por duas vezes nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Só depois vai à sanção do presidente Lula e do Congresso Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?