Como o governo atuará para afastar a imagem de Biden de Lula
Presidente brasileiro terá a mesma idade do americano em 2026
atualizado
Compartilhar notícia
Prepare-se para ver mais imagens do presidente Lula (PT) mostrando-se disposto e saudável nos próximos meses. Uma parte do governo quer mostrar a jovialidade do petista diante da crise de imagem que passa o presidente norte-americano e candidato à reeleição, Joe Biden.
O democrata não está nos seus melhores momentos e mostrou na última sexta (28/06), em debate na CNN, que a idade está pesando na disputa pela presidência dos Estados Unidos. Até mesmo Lula, que já declarou apoio, chegou a falar sobre a “fragilidade” de Biden. Ontem (1º/07), em entrevista à Rádio Princesa Rainha de Santana (BA), disse que Biden está mais lento, mas cabe a ele decidir se concorre.
“Eu acho que o Biden tem um problema que ele está andando mais lentamente, ele está demorando mais para responder as coisas, possivelmente esteja pensando. Mas quem sabe da condição do Biden é o Biden […]. Se ele está bem, ele é candidato. Se ele acha que está em condições, ótimo. Mas se ele não está, é melhor eles tomarem uma decisão” – Lula
Em 2026, Lula terá a mesma idade que o democrata tem agora, 81 anos. Para afastar a imagem de fragilidade, a comunicação da presidência deve apostar em imagens do petista se exercitando, tendo agendas externas a Brasília e repetindo o bordão sobre o “tesão” em ser presidente da República. Já é hábito de Lula dizer, em várias entrevistas, que tem “energia de 30 e tesão de 20 anos”.
O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), Ciro Nogueira, tentou colar a imagem de Biden em Lula, chamou o petista de “Biden da Silva” e disse que o “seu tempo já passou”.
“Presidente Biden da Silva, o Brasil não é a Faixa de Gaza! Sua perda de contato com a realidade só aumenta. Como disse o NYT [New York Times] sobre o outro Biden, seu tempo passou. Cada vez que fala, presidente Biden da Silva, como o outro, o Brasil se espanta e não reconhece quem um dia você foi” – Ciro Nogueira, nas redes sociais
A presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PR), respondeu: “Não crie ilusões, porque o tempo da democracia, da verdade e da justiça nunca passa”.