metropoles.com

Como Lira se posicionará em relação à PEC antidrogas?

Senado aprovou texto que proíbe porte e posse de qualquer droga; STF também decide sobre o tema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
O presidente da Câmara, Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 O presidente da Câmara, Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Com a aprovação por parte do Senado Federal da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que proíbe o porte e a posse de qualquer droga, o texto segue para a Câmara dos Deputados, que também deve aprová-lo. Isso se ele for de fato à votação em 2024.

A tramitação dependerá do presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL), que deve segurar a proposta até o fim do seu mandato na presidência da Câmara. A ideia de Lira é somente colocar à votação depois que o Supremo Tribunal Federal de fato decidir sobre o tema.

Lira tem uma dívida em aberto com o STF, sobretudo com o ministro Gilmar Mendes (relator da descriminalização da maconha na Corte). O decano livrou Lira das investigações sobre o escândalo dos kits robótica, em Alagoas.

No STF, o caso que analisa a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio está suspenso desde março, quando o ministro Dias Toffoli pediu mais tempo para análise. O pedido de vista é limitado em até 90 dias, mas cabe a Luis Roberto Barroso, presidente da Corte, marcar nova data para o julgamento.

Barroso, no entanto, já avisou a interlocutores que não deve colocar temas de costume à votação neste ano para não “contaminar” o debate público em pleno ano de eleição municipal.

O placar está cinco a três para descriminalizar a maconha no STF. Votaram para liberar os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber —Flávio Dino não vota.

Votaram para manter a criminalização: Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques. Ainda faltam os votos de Toffoli, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?