metropoles.com

Com Torres livre, há ainda 292 presos envolvidos com ato golpista de 8 de janeiro

Na lista há coronel da PMDF e tenente-coronel da Aeronáutica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
PF Anderson Torres e diretores da PF e PRF fazem coletiva de imprensa sobre a operação para o dia das eleições. Ele olha para o lado, em segundo plano - Metrópoles
1 de 1 PF Anderson Torres e diretores da PF e PRF fazem coletiva de imprensa sobre a operação para o dia das eleições. Ele olha para o lado, em segundo plano - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Anderson Torres deixou a cadeia depois de 117 dias na noite de quinta-feira (11/5). O ex-ministro da Justiça de Bolsonaro (PL) e ex-secretário da Segurança Pública de Ibaneis Rocha (MDB) é um dos mais encrencados na justiça pela omissão –ou apoio– ao ato golpista de 8 de janeiro, em Brasília.

Com a saída de Torres, outros 292 implicados continuam presos sob ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O coronel Jorge Eduardo Naime é um deles. Ele está preso há 93 dias e era em 8 de janeiro o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal. Nesta última semana, associações de PMs e bombeiros militares divulgaram uma nota em que pedem a revogação da prisão e dizem que Naime está sofrendo “profunda tristeza”. Ele é suspeito de ter facilitado a vida dos golpistas naquele dia.

Figura que também ilustra a lista de presos, o tenente-coronel da reserva da Aeronáutica, Euro Brasílico Vieira Magalhães está detido no Rio de Janeiro desde 18 de abril. Ele era presença constante no acampamento bolsonarista de Brasília e produzia vídeos com incitações golpistas.

Ao todo, 2.195 pessoas foram presas pela manifestação que deixou as sedes dos Três Poderes destruídas. Destas, 292 continuam detidas. A Polícia Federal já cumpriu 11 fases da operação Lesa Pátria e a Procuradoria-Geral da República (PGR) montou um grupo de trabalho para apurar a omissão de autoridades e militares no ato golpista.

Ontem, a PF cumpriu 22 mandados de busca e apreensão relacionados a suspeitos de financiar os atos de 8 de janeiro. Há empresários, produtores rurais e CACs (colecionadores de armas, atiradores e caçadores esportivos) entre os alvos. Bloqueios de bens podem chegar a R$ 40 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?