Com Sarrubbo fora, caberá a Tarcísio a escolha do novo chefe do MPSP
Atual procurador-geral de Justiça de São Paulo deixa o cargo para assumir cadeira no Ministério da Justiça e Segurança Pública
atualizado
Compartilhar notícia
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), deverá ter até abril uma lista tríplice organizada pelo Ministério Público paulista para definir o novo procurador-geral de Justiça do Estado.
A nomeação de Mário Luiz Sarrubbo como secretário da Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Ricardo Lewandowski, antecipa uma disputa que já estava em curso no MPSP.
Acontece que o segundo mandato do procurador-geral de Justiça ia até abril, e a eleição para a lista tríplice pode ser acelerada. Todos os promotores e procuradores de justiça participam da eleição interna.
Em 2020, Sarrubbo foi o segundo colocado na disputa e mesmo assim acabou nomeado pelo então governador João Doria (sem partido). O primeiro colocado naquela disputa, o ex-secretário adjunto da Segurança Pública de São Paulo Antonio Carlos da Ponte, aparece, mais uma vez, como favorito.
Ele deve fazer companhia a Paulo Sérgio Oliveira e Costa, promotor e ex-diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Este último tem o apoio de Sarrubbo.
Com Sarrubbo no Ministério da Justiça e Segurança Pública, Fernando José Martins assume o PGJ-SP interinamente. Ele é o decano do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo.