Com questão da sucessão de Dino resolvida, Lula terá mais 9 indicações
Presidente irá escolher ministro militar e outras vagas no Judiciário
atualizado
Compartilhar notícia
Com Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal e Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública, o presidente Lula (PT) tem em 2024 mais nove indicações para fazer no Judiciário. O petista terá que administrar alguns conflitos entre aliados para definir os nomes, mas irá aumentar sua influência em, pelo menos, seis tribunais.
O blog já mostrou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disputam pela indicação do novo ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Já no STJ (Superior Tribunal de Justiça), Lula tem duas vagas para preencher. Quem está de olho nessas cadeiras são os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. O blog conta aqui em que pé está a disputa.
Lula também terá de escolher quem será o próximo ministro do STM (Superior Tribunal Militar), com a aposentadoria do ministro Lúcio Mário de Barros Góes.
O presidente irá mexer na composição dos tribunais regionais da primeira, segunda e terceira região. As vagas a serem abertas ao longo do ano são:
- TRF-1 – duas vagas;
- TRF-2 – uma vaga;
- TRF-3 – duas vagas.