metropoles.com

Com leilão do arroz cancelado, Lula quer acordo com produtores gaúchos

Ideia é enviar mais arroz para as cidades que registrarem desabastecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Arroz e dinheiro
1 de 1 Arroz e dinheiro - Foto: Getty Images

O governo Lula (PT) planeja propor aos produtores de arroz do Rio Grande do Sul um plano de reabastecimento do cereal em localidades que registrarem falta do produto. A iniciativa tem como objetivo distribuir o arroz nessas cidades para aumentar a oferta e, consequentemente, diminuir os preços.

O setor produtivo é simpático à ideia. Ele foi determinante para o governo federal desistir da ideia de leilão de arroz importado e será uma das vozes a serem ouvidas quando o assunto realmente sair do papel. Quem vai consumar o acordo é o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto.

Após suspeitas de irregularidades, o governo Lula decidiu anular o leilão em 18 de junho e cancelou a compra de 263,3 mil toneladas de arroz. Um novo edital estava previsto para ser publicado em 22 de junho, mas o texto foi desprezado. Ao todo, Lula liberou mais de R$ 7 bilhões para a compra de 1 milhão de toneladas de arroz.

Segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz), a colheita de 2023/24 deve alcançar 7,2 milhões de toneladas, superando o volume da safra passada, de 6,9 milhões de toneladas. Devido às chuvas, as perdas estão estimadas em cerca de 250 mil toneladas.

Não há risco de desabastecimento, segundo o governo Lula. O Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção de arroz no país e já havia colhido e ensacado 80% de toda ela.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?