metropoles.com

Com julgamento de Moro suspenso, Lula deve acelerar escolha de juiz

Presidente escolhe quem ocupa cadeira no TRE-PR; tribunal pode cassar o mandato do senador Sergio Moro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Senador Sérgio Moro (União-PR) durante aprova indicação do advogado Cristiano Zanin ao STF
1 de 1 Senador Sérgio Moro (União-PR) durante aprova indicação do advogado Cristiano Zanin ao STF - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Lula (PT) tende a acelerar a escolha do novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O petista deverá escolher entre três nomes que já foram selecionados pelos próprios integrantes do TRE-PR. São eles:

  • Graciane Aparecida do Valle Lemos;
  • José Rodrigo Sade e;
  • Roberto Aurichio.

Sade é o favorito. Ele já atua como juiz substituto e tem o apoio de alas do governo para se tornar o titular da cadeira. 

Quem acompanha com atenção essa escolha de Lula é o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O julgamento da possível cassação do ex-juiz da Lava Jato havia sido antecipado para o próximo 8 de fevereiro, mas foi suspenso pelo novo presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson. Ao g1, o desembargador disse que não dará tempo de nomear um novo juiz e julgar Moro.

“Não haveria tempo para que houvesse a sessão na próxima quinta-feira (08/02). Teremos que aguardar os trâmites […]. Então, fica suspenso”, disse Bengtsson.

Por isso, Lula deve antecipar a sua escolha junto ao novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Jean Keiji Uema, novo chefe da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), é quem carimba a escolha do presidente.

Moro é julgado no TRE-PR em uma ação apresentada por PL e PT. O senador é acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022 por ter usado recursos do Podemos, quando era pré-candidato à Presidência da República, para alavancar sua candidatura ao Senado Federal.

Se condenado, ele poderá recorrer ainda no cargo ao Tribunal Superior Eleitoral. Caso ocorra uma nova condenação, a chapa é cassada e uma eleição suplementar é convocada no Paraná. 

São “pré-candidatos” ao Senado no Paraná a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-governador Roberto Requião (PT), o deputado estadual Requião Filho (PT-PR), o ex-deputado Ricardo Barros (PP), Paulo Martins (PL), além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?