metropoles.com

Com Brasília em festa e democracia preservada, Lula volta ao Planalto

Esplanada, bares e ruas da capital foram tomadas por euforia de petistas de todo o país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
posse-lula-apoiadores (4)
1 de 1 posse-lula-apoiadores (4) - Foto: null

O sábado, ontem, foi tomado pelo vermelho nas ruas de Brasília. Na Esplanada, nos bares, em restaurantes e espaços públicos diversos o que se viu foi euforia. A festa da posse parecia antecipada. A véspera foi um sinal do que se verá neste domingo.

Alheios à discussão se parte do ministério foi composto pelo fisiologismo do União Brasil, quem veio à capital federal ainda está em lua de mel com o resultado e aliviado pela derrota de Jair Bolsonaro. E exultante com a vitória de Lula.

“Na verdade, foram duas vitórias. A primeira, tirar Bolsonaro. E a segunda, levar Lula novamente à Presidência da República. Só a ele, a verdade é essa, caberia esse feito” – disse ao blog a servidora pública Ana Amélia Salgado, que saiu de Itabuna, na Bahia, e enfrentou de carro os 1.280 quilômetros até Brasília.

No ensaio da posse, anteontem, ficou registrada essa animação incontida dos petistas. Os eleitores de Lula, de todo o país, sem cerimônia e respeitando a segurança, fizeram questão de posar em torno do Rolls Royce presidencial e acenar aos figurantes de Lula e Janja como se formassem, de fato, o primeiro casal.

Não tinha só marinheiro de primeira viagem. Um casal de Olinda (PE) – 2.140 quilômetros de Brasília – fez questão de comparecer  para a quinta posse de suas vidas. Paulo Martins e Luiza Martins  estiveram na Esplanada para acompanhar às duas posses de Lula e às duas de Dilma.

E comparam essa à primeira festa com Lula, em 2002.

“São emoções distintas, mas grandiosas. A chegada de Lula naquele ano teve o significado de um sonho. E, dessa vez, foi de resistência. Se quem estava na Presidência fosse reeleito teríamos o pior, ainda mais, do Brasil. O alívio é muito grande. O ar está mais leve” –  disse Luiza.

Essa declaração de Luiza representa o que muito se ouviu, na verdade, desde a confirmação da vitória de Lula no segundo turno. A festa da posse é a celebração.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?