metropoles.com

CNBB se posiciona contra o projeto de mineração em terra indígena

“É um chamado a todos os cristãos para que protejam a vida, os povos originários e as florestas”, diz documento, que tem outros signatários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Funai
Placa na entrada de terra indígena
1 de 1 Placa na entrada de terra indígena - Foto: Divulgação/Funai

Em uma semana, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se posicionou contra a duas iniciativas que têm o apoio da base do governo Bolsonaro. Depois de condenar a proposta da legalização dos jogos, a entidade, agora, se posiciona contra a mineração em terra indígena, defendida pelo presidente da República. 

A CNBB assina um documento com outros três organismos ligados à Igreja Católica, que são o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Comissão Episcopal Especial para a Ecologia Integral e Mineração e a Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM-Brasil).

Nessa carta, batizada de “Povos indígenas na casas comum: um direito inviolável”, as entidades argumentam que, desde a Constituição de 1988, há uma investida para a apropriação dos territórios indígenas, seja por mineradoras ou pelo agronegócio.

“É um chamado a todos os cristãos para que protejam a vida, os povos originários e as florestas. Não aceitamos a legalização da poluição dos rios e das populações com mercúrio, a destruição dos barrancos e dos igarapés, a abertura de novas frentes de desmatamento da Amazônia e o genocídio dos povos. A vida está em primeiro lugar, perante qualquer tipo de argumentação para o desenvolvimento econômico” – diz a

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?