Centrão se organiza para “queixa formal” contra Lula
Grupo está insatisfeito pela demora pela entrega da Funasa, das vices-presidências da Caixa e da liberação de emendas parlamentares
atualizado
Compartilhar notícia
Líderes do Centrão preparam uma ofensiva contra o presidente Lula (PT), na próxima terça-feira (31/10). Os recados serão dados pessoalmente ao petista, que convidou os líderes para uma reunião da base aliada no Palácio do Planalto.
Lula convidou os congressistas justamente para conversar sobre as demandas dos partidos para o final de 2023. A Câmara e o Senado ainda votam projetos de interesse do governo como a reforma tributária, vetos presidenciais e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
A reunião acontecerá no mesmo dia em que o ministro Fernando Haddad e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reúnem para também discutir as pautas econômicas do fim de ano.
Segundo um dos líderes, sob reserva, a reunião funcionará para Lula ouvir diretamente as queixas dos partidos do Centro, que estão insatisfeitos pelas “promessas não cumpridas”. As tais promessas são a entrega da Funasa, das vices-presidências da Caixa e de emendas parlamentares.
Essa será a segunda reunião de líderes da base aliada que contará com a presença de congressistas do PP e Republicanos. Os dois partidos só embarcaram no governo depois que Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André Fufuca (Esportes) se tornaram ministros.
A negociação com o PP também envolveu a presidência da Caixa, que deixou de ser ocupada por Rita Serrano. O novo presidente, Carlos Vieira Fernandes, deve assumir o cargo em meados de novembro.