metropoles.com

Centrão quer analisar vetos ainda em fevereiro; Pacheco, só em março

Grupo pressiona para que presidente do Congresso convoque sessão ainda neste mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Rodrigo Pacheco durante o ato em alusão ao marco de um ano após os ataques golpistas bolsoanristas de 8 de janeiro de 2023
1 de 1 Rodrigo Pacheco durante o ato em alusão ao marco de um ano após os ataques golpistas bolsoanristas de 8 de janeiro de 2023 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Com a volta dos trabalhos do Congresso Nacional na próxima semana, o Centrão pressiona para que o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convoque uma sessão para analisar os vetos do presidente Lula (PT).

Dentre os temas a serem analisados, estão os dois vetos do petista no Orçamento de 2024. O presidente vetou as emendas de comissão no valor de R$ 5,6 bilhões e o cronograma de liberação das emendas parlamentares.

O Centrão também quer que a Medida Provisória da reoneração da folha de pagamento seja analisada pelo Congresso. O blog já mostrou que o grupo articula para derrubar o texto do ministro Fernando Haddad (Fazenda) já na comissão especial que analisará a MP.

Mas, se depender de Pacheco, as análises dos temas só ficarão para meados de março. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse que a sessão pode acontecer no dia 22 do próximo mês.

Seria a data limite para 10 medidas provisórias que vencem em 1º de abril. Caso não sejam votadas em até 45 dias a partir da publicação, passam a trancar a pauta, ou seja, impedem a votação de outras matérias até que sejam apreciadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?