Centrão quer analisar vetos ainda em fevereiro; Pacheco, só em março
Grupo pressiona para que presidente do Congresso convoque sessão ainda neste mês
atualizado
Compartilhar notícia
Com a volta dos trabalhos do Congresso Nacional na próxima semana, o Centrão pressiona para que o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convoque uma sessão para analisar os vetos do presidente Lula (PT).
Dentre os temas a serem analisados, estão os dois vetos do petista no Orçamento de 2024. O presidente vetou as emendas de comissão no valor de R$ 5,6 bilhões e o cronograma de liberação das emendas parlamentares.
O Centrão também quer que a Medida Provisória da reoneração da folha de pagamento seja analisada pelo Congresso. O blog já mostrou que o grupo articula para derrubar o texto do ministro Fernando Haddad (Fazenda) já na comissão especial que analisará a MP.
Mas, se depender de Pacheco, as análises dos temas só ficarão para meados de março. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse que a sessão pode acontecer no dia 22 do próximo mês.
Seria a data limite para 10 medidas provisórias que vencem em 1º de abril. Caso não sejam votadas em até 45 dias a partir da publicação, passam a trancar a pauta, ou seja, impedem a votação de outras matérias até que sejam apreciadas.