metropoles.com

Celso Amorim apresenta “plano de paz” de Lula a Zelensky

Ideia é formar time com países não interessados na guerra com a Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
(Reprodução Twitter)
Celso Amorim se encontra com vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia e deve ter reunião com Volodymyr Zelensky. Assessor especial da Presidência da República de Lula discutirá criação de "grupo da paz" para tentar resolver conflito entre Rússia e Ucrânia
1 de 1 Celso Amorim se encontra com vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia e deve ter reunião com Volodymyr Zelensky. Assessor especial da Presidência da República de Lula discutirá criação de "grupo da paz" para tentar resolver conflito entre Rússia e Ucrânia - Foto: (Reprodução Twitter)

O ex-chanceler brasileiro Celso Amorim se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta quarta-feira (10/5) e apresentou o “plano de paz” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é formar um time de países não interessados na guerra e já foi muito defendida por Lula em várias ocasiões.

Os países deste time estariam “não envolvidos” no conflito com a Rússia, ou seja, integrantes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e Belarus não estariam inscritos. Lula deseja que o Brasil tenha protagonismo no grupo, assim como a China.

Segundo interlocutores do assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, a reunião durou em torno de 40 minutos e foi de tom agradável e Zelensky se mostrou aberto à proposta. O ucraniano pediu que o Brasil atue para pressionar a Rússia pelo fim da guerra e retire suas tropas do território. Amorim já esteve na Rússia no final de março e se encontrou ontem com o vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Andrij Melnyk (foto).

Também ontem (10/5), Lula disse ao lado do primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, que espera que Amorim traga da Ucrânia “indícios de soluções para que a gente possa começar a conversar sobre paz”.

O governo deve, nas próximas horas, emitir um comunicado oficial sobre a reunião de Celso Amorim com Zelensky.

Celso Amorim chegou à Ucrânia na noite de terça depois de um trajeto de 12 horas em um trem da Polônia até Kiev. Ele tem 80 anos de idade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?