Celso Amorim apresenta “plano de paz” de Lula a Zelensky
Ideia é formar time com países não interessados na guerra com a Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-chanceler brasileiro Celso Amorim se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta quarta-feira (10/5) e apresentou o “plano de paz” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é formar um time de países não interessados na guerra e já foi muito defendida por Lula em várias ocasiões.
Os países deste time estariam “não envolvidos” no conflito com a Rússia, ou seja, integrantes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e Belarus não estariam inscritos. Lula deseja que o Brasil tenha protagonismo no grupo, assim como a China.
Segundo interlocutores do assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, a reunião durou em torno de 40 minutos e foi de tom agradável e Zelensky se mostrou aberto à proposta. O ucraniano pediu que o Brasil atue para pressionar a Rússia pelo fim da guerra e retire suas tropas do território. Amorim já esteve na Rússia no final de março e se encontrou ontem com o vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Andrij Melnyk (foto).
Também ontem (10/5), Lula disse ao lado do primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, que espera que Amorim traga da Ucrânia “indícios de soluções para que a gente possa começar a conversar sobre paz”.
O governo deve, nas próximas horas, emitir um comunicado oficial sobre a reunião de Celso Amorim com Zelensky.
Celso Amorim chegou à Ucrânia na noite de terça depois de um trajeto de 12 horas em um trem da Polônia até Kiev. Ele tem 80 anos de idade.