metropoles.com

Carlos Jordy se une a outros 3 deputados investigados por 8 de Janeiro

Investigações visam identificar autores intelectuais da tentativa de golpe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Câmara dos Deputados
Imagem colorida do Deputado Federal Carlos Jordy 2
1 de 1 Imagem colorida do Deputado Federal Carlos Jordy 2 - Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados

O deputado federal, Carlos Jordy (PL-RJ), se tornou ontem (18/01) mais um dos congressistas investigados por agir em favor da tentativa de golpe de 8 de Janeiro. Ele se junta a outros três deputados que também são alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal

Na quinta-feira, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, repudiou e disse que causa repulsa a 24ª fase da operação Lesa Pátria contra Jordy. Valdemar também cutucou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG): “O Congresso Nacional é soberano e seus integrantes não podem ser intimidados como no caso do líder Jordy […]. É estranha e péssima para a democracia brasileira a omissão do Congresso Nacional nesse e em outros casos recentes”.

Além de Jordy, são investigados no STF os deputados André Fernandes (PP-CE), Sílvia Waiãpi (PL-AP) e Clarissa Tércio (PP-PE). Todos eles já foram ouvidos pela Polícia Federal e tiveram manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República) pedindo o arquivamento do caso.

No caso de André Fernandes, o deputado postou uma imagem celebrando a invasão da Esplanada dos Ministérios, segundo a PF. Ele logo apagou o conteúdo das redes sociais, mas o post foi considerado incitação à insurgência bolsonarista.

Waiãpi também fez uma postagem no X mostrando a Esplanada toda quebrada. Ela postou imagens da quebradeira com a legenda: “Tomada de poder pelo povo brasileiro insatisfeito com o governo vermelho”.

Já Clarissa Tércio postou em seu Instagram um vídeo de autoria desconhecida em que um extremista do 8 de Janeiro comemora as invasões: “Acabamos de tomar o poder. Estamos dentro do Congresso. Todo povo está aqui em cima. Isso vai ficar para a história, a história dos meus netos, dos meus bisnetos”, diz o vídeo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?