metropoles.com

Candidatura de Barros pode subir no telhado caso mulher assuma a Caixa

PP estuda indicar Cida Borghetti para a presidência do banco; Barros apoiaria Gleisi no Senado; ele nega 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação Itaipu
barros e cida
1 de 1 barros e cida - Foto: Divulgação Itaipu

O deputado licenciado Ricardo Barros (PP-PR) pode desistir da candidatura ao Senado na possível vaga de Sergio Moro (União Brasil-PR) caso sua mulher, Cida Borghetti, se torne presidente da Caixa. O embrulho faria parte de um acordo com o PT para apoiar a candidatura de Gleisi Hoffmann. O deputado nega a negociação.

A ex-governadora Cida Borghetti (PP) é um dos nomes cogitados para a presidência do banco estatal pelo Centrão, conforme mostrou a colunista Denise Rothenburg. Interlocutores do PP afirmam que o nome da mulher de Barros seria perfeito para oficializar a entrada do partido no governo. Também destacam que ela não sofreria resistência de “esquerdistas” por ser mulher.

A moeda de troca seria o apoio a Gleisi Hoffmann na possível eleição suplementar ao Senado. O ainda senador Sergio Moro pode ser cassado se o TRE-PR decidir procedente a denúncia de fraude nos gastos durante a pré-campanha, quando ele ainda era filiado ao Podemos e planejava disputar a Presidência da República. 

Mesmo assim, uma parte dos congressistas do PP é contra a negociação, pois não querem se associar ao governo Lula (PT).

O deputado Ricardo Barros nega o acordo. Ele está licenciado do cargo em Brasília e atua como secretário de Indústria e Comércio do governo de Ratinho Jr. (PSD).

Outro que olha com atenção para esse conchavo é Paulo Martins (PL). Ele ficou em segundo lugar na eleição de 2022 para o Senado no Paraná. Aliados do ex-deputado dizem que “o caminho fica aberto” pela direita, caso Barros realmente desista. Se Moro cair, Martins assume interinamente até o resultado da eleição suplementar.

Também disputam a vaga do ex-ministro de Bolsonaro: o ex-governador Roberto Requião (PT); o deputado estadual Requião Filho (PT-PR) e o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?