metropoles.com

Brasil não levará mudança de entendimento de grupos terroristas à ONU

Hamas não é grupo terrorista, segundo Conselho de Segurança das Nações Unidas; Brasil entende que cessar-fogo é prioridade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
imagem colorida mostra pessoas sob escombros após bombardeio em Israel - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra pessoas sob escombros após bombardeio em Israel - Metrópoles - Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

O Itamaraty emitiu uma nota na tarde de ontem (12/10) justificando a não classificação do Hamas como grupo terrorista pelo governo. O Brasil segue as diretrizes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para chamar um grupo de terrorista ou não. No entendimento, o Estado Islâmico, a Al-Qaeda e Boko Haram são considerados como tal.

O Conselho de Segurança da ONU se reúne na manhã desta sexta-feira (13/10) e não há a expectativa de um comunicado em conjunto, já que falta consenso ao grupo.

Apesar de ocupar a presidência do Conselho, a mudança de classificação do Hamas é a última das prioridades dos diplomatas brasileiros. Mesmo com as críticas, na Câmara, no Senado e nas redes sociais, o Brasil manterá a posição.

Por ora, a prioridade é inserir a ONU nas negociações de cessar-fogo, junto com o Catar. O Brasil também quer criar um corredor humanitário de Gaza ao Egito para retirar, além de brasileiros, mulheres e crianças palestinas da zona de guerra.

Lula (PT) publicou na quarta-feira (11/10) um pedido para a libertação de crianças israelenses sequestradas e mantidas como reféns pelo Hamas, além do cessar-fogo de Israel da Faixa de Gaza, para que crianças palestinas e mães saiam da região em segurança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?