metropoles.com

Brasil admite possível não conclusão de acordo UE-Mercosul até 7/dez

País deixará presidência do bloco com negociações avançadas, mas com pessimismo em relação à postura francesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
imagem colorida Lula e Macron de mãos dadas - metrópoles
1 de 1 imagem colorida Lula e Macron de mãos dadas - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Brasil deixa a presidência rotativa do Mercosul na próxima quinta-feira (07/12), quando passa o comando do bloco para o Paraguai. Principal foco deste mandato, o acordo entre a União Europeia e o Mercosul já não está nos horizontes da diplomacia brasileira, que previa a conclusão até o fim deste ano.

A difícil missão de finalizar o acordo ganhou um revés no sábado (02/12), quando o presidente da França, Emmanuel Macron, se colocou contra a negociação. A resposta de Lula (PT) veio logo em seguida, dizendo que a postura francesa não configura na posição da União Europeia.

Apesar disso, o entrave francês pode fazer com que a falta de acordo perdure por mais algumas semanas. Atualmente, o contrato está em fase final de revisão e o entrave da questão ambiental é justamente o ponto que Macron é contra. 

Em entrevista a jornalistas, o presidente francês disse que o acordo é “antiquado” e “contraditório”. “E é justamente por isso, por isso mesmo, que sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo”, disse Macron.

Os países europeus buscam assegurar que a ampliação do comércio com o Mercosul não resulte em aumento da degradação ambiental no Brasil e nos demais países do bloco, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

A pressa do Brasil em concluir o acordo até 7 de dezembro é pela posse de Javier Milei em 10 de dezembro. O presidente eleito da Argentina diz que é contra o acordo e pode atrapalhar a conclusão. 

Há ainda a esperança do Brasil em fechar o acordo no próximo dia 5, quando o Rio de Janeiro recebe uma cúpula do Mercosul e da União Europeia no Museu do Amanhã. Essa será a última chance do Brasil fechar a negociação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?