metropoles.com

Boulos ocupará gabinete de um dos líderes do Centrão, amigão de Lira

E bolsonaristas vão estar em gabinetes de petistas e vice-versa, na próxima legislatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Guilherme Boulos, candidato a prefeito de São Paulo, gesticulando -- Metrópoles
1 de 1 Guilherme Boulos, candidato a prefeito de São Paulo, gesticulando -- Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O sorteio de 116 gabinetes feito pela Câmara para deputados novatos, que assumirão ano que vem, resultou numa composição inusitada. Alguns espaços desses ocupados até agora por petistas, serão destinados a bolsonaristas. E vice-versa.

Guilherme Boulos, por exemplo, irá herdar o gabinete de Elmar Nascimento (União-BA),  um dos principais líderes do Centrão, amigão de Arthur Lira (PP-AL), a ponto de ganhar a relatoria da PEC da Transição e dar dor de cabeça para a base do futuro governo. Elmar estaria trabalhando para ser ministro das Minas e Energia. O gabinete é no 9º andar do Anexo 4. Ele se reelegeu, mas por estar renovando o mandato, tem direito a escolher outro canto.

Boulos foi o candidato mais votado para deputado em São Paulo, com cerca de 1 milhão de votos.

Outro “campeão” de voto, esse mais votado do país, Nikolas Ferreira (PL-MG) foi “contemplado” com o gabinete do adversário político local Padre João (PT-MG), ligado a movimentos sociais. É no 7º andar do Anexo 4.

O lavajatista Deltan Dallagnol (Podemos-PR) também vai ocupar um espaço hoje petista, ocupado por Valmir Assunção (PT-BA), reeleito deputado e até cotado para ser ministro do Desenvolvimento Agrário. É também no 7º andar do Anexo 4. Quase vizinho de Nikolas.

O eleito Washington Quaquá (PT-RJ) foi sorteado a ficar com o gabinete da não reeleita Soraya Manato (PTB-ES), bolsonarista. No 3º andar do Anexo 4.

O ruidoso Zé Trovão (PL-SC), aliado de primeira hora de Bolsonaro, irá ocupar o gabinete do tucano Samuel Moreira (PSDB-SP), que não se reelegeu. Moreira é de perfil e linha ideológica, vamos dizer assim, bem distinta a do seu sucessor de gabinete. Relatou matérias importantes na Câmara, casos da reforma da Previdência e da emenda constitucional do sistema semipresidencialista de governo. Missões que passam a léguas das pretensões de Trovão.

Eduardo Pazuello (PL-RJ) vai ocupar um gabinete no 9º andar do Anexo 4 que hoje serve a Júnior Ferrari (PSD-PA), que foi reeleito. Ferrari tem votado a favor e propostas que beneficiam o governo Lula, como a Lei das Estatais, e seu partido será da base de apoio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?