metropoles.com

Republicanos gostou de afagos de Lula e Tarcísio

Partido de centro quer se distanciar da extrema-direita e oferecer o governador de São Paulo como opção viável em 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Toutube
Foto colorida do governador Tarcísio de Freitas sorrindo em evento com Lula em Santos - MEtrópoles
1 de 1 Foto colorida do governador Tarcísio de Freitas sorrindo em evento com Lula em Santos - MEtrópoles - Foto: Reprodução/Toutube

Os gestos do presidente Lula (PT) e de Tarcísio de Freitas (Republicanos), ontem (02/02) em Santos (SP), foram bem recebidos pela cúpula do Republicanos em Brasília. Apesar de ter “estranhado” a risada do governador de São Paulo diante da fala de um apoiador de Lula sugerindo que ele “voltasse ao PT”, o partido gostou do que viu.

Assista ao momento (49s):

O presidente da República enumerou todos os trabalhos em que o governador de São Paulo atuou durante as gestões petistas e expressou surpresa ao vê-lo trabalhando com Jair Bolsonaro (PL). Lula também enfatizou a importância do respeito às diferenças.

“A democracia é o respeito à diversidade, às diferenças, é a gente aprender a conviver com quem a gente não gosta, a gente respeita o direito até da pessoa não gostar da gente. Isso não impede que a gente seja responsável de lidar com as nossas diferenças”, disse Lula.

Para o grupo do Republicanos que mira 2026, Tarcísio foi “inocente” ao posar ao lado de Lula, mas avalia-se que o gesto afasta o governador da extrema-direita. As lideranças do partido querem vender Tarcísio como uma opção não radical para daqui a dois anos.

Há, no entanto, o receio de que o governador seja tachado de “traidor” do bolsonarismo. Ele é visto, por alguns, como o herdeiro dos votos do ex-presidente. Por isso, todo cuidado é pouco.

Tarcísio foi até comparado a Gilberto Kassab, presidente do PSD. Na opinião de alguns, esse é o tipo de política, de aproximação e diálogo, que o governador deve adotar.

Já a extrema-direita ficou empolvorosa. No X, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que é fácil elogiar ministros de Jair Bolsonaro, “difícil é elogiar ministro de Lula”. “Lula dever ter uma inveja danada de Tarcísio ser Bolsonaro”, disse o filho 01.

Oficialmente, o governador de São Paulo disse que nunca foi do PT e que deu risada por ter acontecido uma “provocação bem-humorada”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?