metropoles.com

Bolsonaro sofre derrota na Câmara e projeto de sua autoria não avança

Plenário negou urgência para sua proposta de combate ao terrorismo, que enfrenta resistência dentro do próprio governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Fotografia colorida do presidente Jair Bolsonaro. Ele é um homem branco, de cabelos lisos e grisalhos penteados para o lado
1 de 1 Fotografia colorida do presidente Jair Bolsonaro. Ele é um homem branco, de cabelos lisos e grisalhos penteados para o lado - Foto: Alan Santos/PR

O plenário da Câmara negou urgência para a tramitação do projeto de autoria do então deputado Jair Bolsonaro, apresentado em 2016, e que prevê adoção de ações “contraterroristas”. Seriam necessários 257 votos, mas o governo obteve 228.  Outros 199 parlamentares votaram contra.

O regime de urgência acelera os trâmites da votação e já permitira a votação do texto ainda nesta semana. Agora, só deve voltar a ser apreciado em 2022, um ano eleitoral.

A proposta foi reapresentada pelo deputado Vitor Hugo (PSL-GO), em 2019, mas é alvo de críticas da ONU e da própria Polícia Federal. O plenário vota hoje a urgência da matéria.

Para os opositores, o projeto é é uma ameaça aos movimentos sociais, cujas ações possam ser entendidas, caso aprovado, como atos terroristas. O projeto enfrenta resistências dentro do governo, entre integrantes da Polícia Federal e das Forças Armadas. 

Em audiência pública na Câmara, o representante do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos na América do Sul, Jan Jarab, classificou o projeto como uma “verdadeira licença para matar”. Para ele, a proposta é muito ampla e vaga e “facilmente podem ser utilizados contra os movimentos sociais”.

O delegado da Polícia Federal José Fernando Chuy, que era o responsável pela Coordenação de Combate ao Terrorismo da instituição, criticou a proposta e foi demitido por isso.

Ele não concordou, por exemplo, com a criação da figura da Autoridade Nacional Contraterrorista, que ficaria centralizada no Poder Executivo, na Presidência da República.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?