Bolsonaro irá enfrentar mobilização de oito mil indígenas na Esplanada
Acampamento Terra Livre irá reunir milhares índios de dezenas etnias, em encontro que irá durar uma semana, em abril
atualizado
Compartilhar notícia
Mais uma grande mobilização contra o governo Bolsonaro está sendo preparada e irá acontecer em abril. É o 18º Acampamento Terra Livre (ATL), principal evento e maior concentração de indígenas no país.
É a mobilização do “Abril Indígena”, que, neste ano eleitoral, deverá reunir cerca de 8 mil índios de mais de 170 etnias. Deve superar o ato do ano passado, que levou a Brasília 6 mil indígenas. Foi durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto, do caso de repercussão geral sobre demarcação de terras.
A mobilização vai acontecer durante uma semana, entre os dias 4 e 8 de abril. Entre as entidades e organizações, o acampamento está sendo tratado como “Ocupa Brasília”.
Na pauta oficial, está a reivindicação por demarcação, mas irá virar atos na Esplanada contra o governo. Ano passado, os indígenas chegaram a queimar um enorme caixão em frente ao Palácio do Planalto.
Uma das organizadoras desse ato é a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que tem como coordenadora Sonia Guajajara, que foi candidata a vice-presidente da República em 2018, na chapa de Guilherme Boulos, do PSOL.
“Vamos ocupar Brasília” – anuncia Sonia Guajajara em suas redes sociais.