metropoles.com

Bolsonaro explorou até em livro citação de Barbosa, que nunca gostou

Uso político da menção ao então presidenciável, feita em 2012 pelo ex-relator do mensalão, sempre incomodou Joaquim Barbosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson JR/STF
Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele usa terno e gravata
1 de 1 Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele usa terno e gravata - Foto: Nelson JR/STF

Jair Bolsonaro sempre fez uso político de uma menção que Joaquim Barbosa fez a seu respeito no julgamento do mensalão. O ex-relator dessa ação penal 470 nunca gostou dessa exploração eleitoral. É algo que o incomoda desde 2018.

Barbosa, agora, parece “dar o troco”, ainda que quatro anos atrás o ex-presidente do STF alertava dos riscos da vitória de Bolsonaro. O colunista Igor Gadelha revelou ontem que Barbosa gravou vídeos em apoio a Lula na eleição de 2 de outubro. Atendeu a um pedido de Geraldo Alckmin, vice na chapa petista. 

Bolsonaro explorou a citação de Barbosa a ele até no livro “Mito ou verdade”, escrita pelo filho Flávio Bolsonaro, antes da eleição de 2018. Na página 132.

Naquele julgamento, Barbosa citou Bolsonaro como o único deputado do PTB – partido que era da base do governo Lula – a votar contra as reformas tributária e previdenciária. Parlamentares das legendas de apoio ao governo foram acusados de receber mensalão para votar essas matérias.

A frase pronunciada por Barbosa sobre Bolsonaro foi a seguinte:

“Os líderes dos quatro partidos cujos principais parlamentares receberam recursos em espécie, do PT, orientaram suas bancadas a aprovar o projeto que foi encaminhado pelo governo. Somente o senhor Jair Bolsonaro, do PTB, votou contra a aprovação da referida lei. Todos os demais votaram no sentido orientado pelo líder do governo e do PT na Câmara dos Deputados”.

Depois disso, Barbosa se incomodou com o uso eleitoral por Bolsonaro dessa sua declaração e afirmou que seu conteúdo não significava nada, já que o presidente não foi julgado no caso.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?