metropoles.com

Bolsonaro espera que TSE casse chapa de Lula e Alckmin

Ex-presidente é autor de duas ações contra o atual presidente e espera “mesmo tratamento” da Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin apresentam as estratégias para fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS) - metrópoles
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin apresentam as estratégias para fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS) - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Lula (PT) e o seu vice Geraldo Alckmin (PSB) serão julgados hoje (17/10) pelo Tribunal Superior Eleitoral. As ações que analisam suposto uso indevido dos meios de comunicação foram protocoladas pela coligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Do lado de lá, a expectativa é que o TSE julgue Lula “com o mesmo tratamento” que deu ao ex-presidente, ou seja, Bolsonaro espera que a Corte casse o mandato de Lula.

Segundo o entorno do ex-presidente, a expectativa é que a jurisprudência seja a mesma seguida quando Bolsonaro se tornou inelegível por 8 anos. De fato, se Lula for condenado, ele pode perder o mandato e ficar fora das urnas até 2030.

Mas isso não deve acontecer. A Procuradoria-Geral Eleitoral, que oferece o caso ao TSE, já se manifestou e pediu o arquivamento dos casos. 

O primeiro julgamento é sobre possíveis notícias “fraudulentas” de Lula e Alckmin sobre o caso do triplex do Guarujá (SP). A coligação de Bolsonaro alega que os mecanismos de busca só mostravam, na época da eleição, conteúdos patrocinados favoráveis ao petista. 

No segundo caso, os advogados de Bolsonaro dizem que a chapa vencedora usou a TV Globo e a GloboNews para propaganda política irregular.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?