Bolsonaro espera derrotas no TSE e Braga Neto deve ter o mesmo fim
Defesa do ex-presidente já se prepara para recorrer nos processos
atualizado
Compartilhar notícia
Começa hoje o segundo julgamento no Tribunal Superior Eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL). Serão três ações julgadas sobre acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Os casos têm a ver com os usos dos Palácios do Planalto e da Alvorada para fazer campanha política.
O ex-presidente é acusado de fazer transmissões ao vivo na internet e pedir votos para aliados e para si, inclusive mostrando santinhos.
O ex-ministro Walter Braga Netto (PL) também é réu nos três casos, que foram apresentados pela coligação vencedora, Brasil da Esperança, e pelo PDT. O militar deve ser absolvido dos processos, nos mesmos parâmetros do primeiro julgamento, quando Bolsonaro se tornou inelegível por 8 anos.
Os ministros preparam votos curtos, já que também vão usar o primeiro julgamento como parâmetro. A discussão não deve levar mais que uma semana.
A defesa já têm prontos pedidos para recorrer das condenações, que nada mudam na situação de inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Caso seja condenado, será de novo por 8 anos a contar de 2022.