metropoles.com

Bolsonaro é autor de projeto que pune terrorismo, como fechar estradas

Proposta foi apresentada em 2016, mas não avançou; texto tem como alvo movimentos sociais, como o MST, mas atingira seus aliados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PRF
PRF em ponto de bloqueio de pneus
1 de 1 PRF em ponto de bloqueio de pneus - Foto: Divulgação/PRF

Quando deputado, Jair Bolsonaro apresentou um projeto, em 2016, que previa o combate a atos terroristas. A proposta lista uma série de medidas, na prevenção e na repressão.

Ocupação de rodovias, como essas que se vê desde que Lula venceu, se enquadra perfeitamente no conceito de um desses atos a ser alvo do Estado.

Assim definida:

“Ter a intenção de intimidar ou coagir a população civil ou de afetar a definição de políticas públicas por meio de intimidação, coerção, destruição em massa, assassinatos, sequestros ou qualquer outra forma de violência” – diz o projeto de Bolsonaro.

Ou:

“Ato que seja perigoso para a vida humana ou potencialmente destrutivo em relação a alguma infraestrutura crítica e serviço público essencial”.

O projeto não foi votado e arquivado quando Bolsonaro se elegeu presidente. Mas foi reapresentado em 2019 pelo deputado Vítor Hugo (PL-GO), então líder do governo na Câmara.

Foi criada uma comissão especial e até foi aprovado, sob muitas críticas, inclusive por órgãos do governo, como a Polícia Federal. Até a ONU criticou a proposta, vista como ameaçadora a movimentos sociais, casos do MST e do MTST, dos sem-teto.

O texto não avançou na Câmara. Se tivesse instituída essa política, esses golpistas bolsonaristas que fecham hoje as estradas federais seriam enquadrados em atos terroristas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?