metropoles.com

Bolsonaristas vão usar tese de Lula de que Bolsonaro foi “covardão”

Se ex-presidente “desistiu” de tentativa de golpe, não há materialidade de crime de golpe de Estado, avaliam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
PT Lula e Bolsonaro, candidatos à presidência, em debate promovido pela TV Bandeirantes no segundo turno das eleições. Na foto, Bolsonaro coloca a mão no ombro de Lula, que olha para o adversário - - Metrópoles
1 de 1 PT Lula e Bolsonaro, candidatos à presidência, em debate promovido pela TV Bandeirantes no segundo turno das eleições. Na foto, Bolsonaro coloca a mão no ombro de Lula, que olha para o adversário - - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A narrativa que bolsonaristas usarão nesta semana no Congresso Nacional para defender Jair Bolsonaro (PL) será na mesma linha do que o presidente Lula (PT) falou ontem (18/03), em reunião ministerial no Palácio do Planalto. O petista chamou Bolsonaro de “covardão” ao dizer que o ex-presidente não teve coragem de dar um golpe.

“Não teve golpe não só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram fazer, mas também porque o presidente é um ‘covardão’. Ele não teve coragem de executar aquilo que planejou. Ficou trancado aqui no Palácio, chorando durante quase um mês antes de fugir para os Estados Unidos”, disse Lula.

A tática bolsonarista é usar a segunda afirmação de Lula, depois do “covardão”, ao dizer que Bolsonaro não consumou aquilo que planejava. A estratégia é dizer que não há materialidade do crime, já que não houve golpe.

A estratégia se junta à de alegar que não é possível dar um golpe de Estado com elementos presentes na Constituição Federal, como Estado de Defesa e Estado de Sítio. Bolsonaro, portanto, não fez nada de ilegal.

Os bolsonaristas também ironizarão a queda de popularidade do presidente Lula. Dirão que o “covarde” Jair Bolsonaro pode encher uma Avenida Paulista e mobilizar apoiadores, enquanto o atual chefe do Executivo não consegue sair às ruas.

O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, disse o presidente está em “desespero completo” com a direita, que “vive seu melhor momento desde 2020”, enquanto a esquerda estaria em baixa. “É ladeira abaixo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?