metropoles.com

Bolsonaristas querem ministro Mauro Vieira na Câmara e no Senado

Demora de Lula em reagir à eleição venezuelana abastece oposição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
imagem colorida mostra chanceler mauro vieira na comissão de relaçoes exteriores do senado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra chanceler mauro vieira na comissão de relaçoes exteriores do senado - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

A demora do presidente Lula (PT) em reagir à eleição da Venezuela abriu um novo flanco de críticas da oposição bolsonarista. Se o petista só falou que há uma “briga” no país vizinho, quem terá que falar mais, muito provavelmente, será o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. 

O chanceler brasileiro é alvo de dois requerimentos de convocação, um na Câmara e outro no Senado, para dar explicações sobre a posição do Brasil quanto à questionável eleição na Venezuela. Oficialmente, o país ainda não se posicionou propriamente quanto à reeleição de Nicolás Maduro.

O autor do requerimento no Senado é o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas. Na Câmara, o autor é o deputado Zucco (PL-RS).

O blog apurou que o requerimento do Senado tem mais chances de passar, já que mesmo entre bolsonaristas, a oposição na casa é considerada mais “civilizada”. O ministro já esteve por três vezes na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, todas as vezes como convidado.

Ontem (30/07), Lula disse em entrevista à TV Centro América, de Mato Grosso, que a “briga” na Venezuela se resolve apresentando as atas do pleito do último domingo (28/07).

“Tem uma briga. Como resolve essa briga? Apresenta a ata […]. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça tomar o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo” – Lula

Venezuela

O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) afirmou na madrugada de segunda-feira (29/07) que Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos (5.150.092) contra 44% (4.445.978) do candidato da oposição Edmundo González Urrutia. A oposição de direita afirma que a eleição foi fraudada e diz que se saiu vencedora contra o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?