metropoles.com

Bolsonaristas e petistas disputam comissão que controla inteligência

Parlamentares ligados à Lula e a Bolsonaro enfrentam no voto lugar em colegiado estratégico do Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
Em imagem colorida, a fachada da sede da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, em Brasília
1 de 1 Em imagem colorida, a fachada da sede da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, em Brasília - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Este blog noticiou há uma semana que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) irá integrar a estratégica  Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional. O parlamentar tem assento nesse colegiado por ser o líder da Minoria na Câmara.

Mas o projeto bolsonarista é ambicioso e os parlamentares aliados do ex-presidente querem dominar esse espaço, que é integrado por 12 membros,  6 deputados e 6 senadores. É uma comissão com acesso restrito a documentos obtidos por setores de inteligência do governo, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Gabinete de Segurança Institucional (GSI). É um órgão de controle externo dessas atividades.

Na semana passada, uma dessas vagas, na Câmara, foi disputada voto a voto. Os bolsonaristas queriam o assento que a Comissão de Relações Exteriores tem direito. O petista Carlos Zarattini (SP) enfrentou dois aliados de Jair Bolsonaro – Jefferson Campos (PL-SP) e Alfredo Gaspar (União-AL) – e os venceu. Por apertado 20 a 18, Zarattini derrotou Campos no segundo turno.

“Tem algumas comissões que os bolsonaristas se concentram mais, e querem ter a maioria. Exemplo é a Comissão de Segurança Pública, onde eles têm o controle total. Essa também é uma delas, mas vamos enfrentar. Vai ser sempre acirrado” – disse Zarattini ao blog.

Nem todos os 12 integrantes foram definidos. Eduardo Bolsonaro pode indicar um deputado, e o provável escolhido será o Delegado Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Abin no governo Bolsonaro.

O líder da Minoria Senado e também titular da comissão de inteligência é o ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP-PI). O senador também tem direito a indicar um colega e o cotado é o ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?