metropoles.com

Bolsonaristas disputam por antagonismo ao PL das Fake News

Tentam protagonizar a “luta contra a censura” e ter ganho político em seus feudos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados- Metrópoles
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados- Metrópoles - Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

A coletiva de imprensa da Frente Parlamentar Evangélica, que ecoou na Câmara dos Deputados, mostrou que os deputados mais à direita tentam capitalizar a oposição ao Projeto de Lei 2630. Os quase 20 congressistas se digladiaram por espaço em frente aos microfones da imprensa no Salão Verde nesta terça-feira (2/5).

Nas falas mais efusivas, os congressistas diziam que o PL “afeta a vida do brasileiro” e que o “intuito do projeto é criminalizar as redes sociais”. O deputado Delegado Caveira (PL-PA) chegou a dizer, em tom inflamado, que o foco da direita não deve ser o PL 2630, mas sim a “CPI contra o Lula”.

É válido destacar que muitos destes deputados só se posicionaram tão drasticamente ao Projeto de Lei depois que Google e Meta (controladora do Facebook) lançaram ofensivas em suas plataformas, impulsionando conteúdos contrários ao texto.

Durante a coletiva de imprensa, o deputado Pastor Eurico (PL-PE) tentava organizar uma “fila” dos que falavam no púlpito. “Porra, tem 5 minutos que tá falando”, cochichou reclamão com outro deputado enquanto Cabo Gilberto Silva (PL-PB) discursava. Ele falou por pouco mais de 3 minutos.

Houve também um esvaziamento do Salão Verde depois que os deputados mais “pops” terminaram suas falas. Quando Eduardo Bolsonaro (PL-SP), André Fernandes (PL-CE) e Marco Feliciano (PL-SP) discursavam, alguns “influencers” faziam lives em suas redes sociais e gritavam palavras de apoio. O filho 03 de Bolsonaro, inclusive, chegou atrasado à coletiva e deixou às pressas depois do discurso. A falta de interesse em “deputados menores” também impactou a imprensa, que deixava o local aos poucos.

O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) minimizou a luta pelo protagonismo no embate ao PL 2630: “Estamos todos juntos. Uma andorinha não voa sozinha, ela voa em bando”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?