metropoles.com

Bolsonaristas cobram respaldo de Lira sobre operação contra Zambelli

Dizem não achar “normal” ação contra o gabinete de Carla Zambelli

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida de Carla Zambelli em corredor da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Carla Zambelli em corredor da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Com a operação da Polícia Federal que vasculhou o gabinete da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), bolsonaristas, como ela, tentaram contato pela manhã inteira com Arthur Lira (PP-AL). Não foram atendidos. A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e foi avisada ao presidente da Câmara.

Os agentes da PF buscavam documentos que comprovem a ligação de Zambelli com o hacker Walter Delgatti Neto, acusado de tentar invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a pedido da deputada.

Pelo menos três congressistas do PL tentaram contato com Lira ou seus assessores. O deputado Delegado Caveira (PL-PA) disse não achar “normal” o presidente da Câmara se calar sobre uma operação “ilegal”.

Esses deputados cobram respaldo do presidente da Câmara e dizem que a Casa toda é “atacada” quando o Supremo Tribunal Federal e o presidente da Câmara permite operações da PF.

Mesmo que quisesse, Lira não atenderia o chamado dos colegas. Na mesma hora em que estava ocorrendo a operação contra a deputada, o presidente da Câmara cumpria agenda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

De acordo com a Polícia Federal, os crimes que Zambelli e Delgatti são investigados aconteceram em 4 e 6 de janeiro deste ano. Nas datas, foram inseridos no sistema do CNJ e de outros tribunais brasileiros 11 alvarás de soltura de presos e um mandado de prisão falso contra Alexandre de Moraes.

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que a legenda não é conivente com os “eventuais erros cometidos por parlamentares”. Zambelli está largada à própria sorte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?