metropoles.com

Bolsonarista diz que Lula o demitiu da Comissão de Ética por “achismo”

Além de assessorar Bolsonaro, João Freitas presidiu no seu governo comissão que negou anistia à ex-presidente Dilma Rousseff

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula no programa para redução de filas no SUS
1 de 1 Lula no programa para redução de filas no SUS - Foto: Reprodução

Um dos três integrantes da Comissão de Ética Pública demitidos ontem por Lula, o advogado João Henrique Freitas não gostou da decisão do presidente, quem assinou a sua exoneração no Diário Oficial da União.

Freitas foi assessor especial de Jair Bolsonaro e também presidiu a Comissão de Anistia, que negou mais de 90% de requerimentos de pessoas que se sentiram atingidos por atos da ditadura militar. Um dos casos negados foi da ex-presidente Dilma Rousseff.

Ele foi nomeado para a Comissão de Ética por Bolsonaro no final do ano passado, no apagar das luzes do governo. O ex-presidente já tinha sido derrotado no pleito. Freitas atribuiu sua demissão a “achismos e presunção de má-fé”, numa crítica a Lula.

“Parece que as interferências na gestão do presidente Bolsonaro permanecem. Nós, que temos mandatos, sermos dispensados desta forma é uma quebra de regra que atenta contra toda a Comissão de Ética Pública, sobretudo porque a decisão foi baseada em achismos e na presunção da má-fé” – postou Freitas nas suas redes.

O conselheiro demitido por Lula utiliza com frequência sua conta no Twitter para atacar e criticar o governo de Lula, ministros e petistas. E faz defesa de Bolsonaro.

O advogado rebateu uma fala de Lula de que é preciso parar de judicializar a política. E disse:

“O partido de Lula está entre os que mais ajuizaram ações no Supremo durante a gestão de Jair Bolsonaro, perdendo apenas para Rede, PSD e PDT”.

Em dezembro, ele chegou a postar que não havia provas que foram bolsonaristas que cometeram atos de vandalismo na noite de 12 de dezembro. E acusou jornalistas.

“Sem provas, militância de redação atribui vandalismo no DF a ‘bolsonaristas’”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?