metropoles.com

Bolsonarismo deve se dividir entre Damares e Izalci em 2026

Senador se filiou ao PL em evento de pompa; senadora deve ter apoio de Michelle Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles (@igoestrela)
Brasília (DF) 27/03/24 Festa de filiação do Senador Izalci Lucas ao PL (Partido Liberal). O evento ocorre em Brasília e conta com a presença do Presidente do PL Waldemar Costa Neto e de vários Governadores, Senadores e Deputados Federais de vários estados e do Distrito Federal. O Ex-Presidente Jair Bolsonaro, irá comparecer após a saída do presidente do PL, impedidos de se encontrarem no âmbito do processo dos atos antidemocráticos.
1 de 1 Brasília (DF) 27/03/24 Festa de filiação do Senador Izalci Lucas ao PL (Partido Liberal). O evento ocorre em Brasília e conta com a presença do Presidente do PL Waldemar Costa Neto e de vários Governadores, Senadores e Deputados Federais de vários estados e do Distrito Federal. O Ex-Presidente Jair Bolsonaro, irá comparecer após a saída do presidente do PL, impedidos de se encontrarem no âmbito do processo dos atos antidemocráticos. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles (@igoestrela)

Visando 2026, o senador Izalci Lucas (DF) deixou o PSDB, sigla a qual defendeu por 27 anos, para se filiar ao PL de Jair Bolsonaro. Em evento de pompa em Brasília na noite de ontem (27/03), o senador assinou a filiação, que vinha sendo costurada há alguns meses.

O acordo para entrar na sigla se deu pelo apoio já prometido de Valdemar Costa Neto à vontade de Izalci em se tornar governador do Distrito Federal, daqui a dois anos. O presidente nacional do PL chegou a dizer que “Bolsonaro e Michelle estarão do lado” de Izalci em 2026.

Mas se depender da ex-primeira-dama, o apoio dela não estará tão assegurado assim. Isso porque Michelle deve apoiar a senadora Damares Alves (Republicanos). O apoio já estaria encaminhado. 

A estratégia de Damares é ter ao seu lado uma companheira de santinho, já que a atual senadora gostaria de lançar Michelle ao Senado em 2026.

Por conta disso, o bolsonarismo deve ficar dividido em 2026. O próprio Jair Bolsonaro já disse que tenta trazer Damares para o PL, mas a troca de partido da senadora inviabilizaria a sua própria candidatura ao governo do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?