Autor do título de cidadão honorário a Lewis Hamilton critica Piquet
Para André Figueiredo (PDT-CE), declaração do piloto brasileiro, que chamou o inglês de “neguinho”, foi “racismo escancarado”
atualizado
Compartilhar notícia
Segue repercutindo a infeliz declaração de Nelson Piquet, que se referiu ao também piloto de Fórmula-1 Lewis Hamilton como “neguinho”.
Há três semanas, a Câmara aprovou o título de cidadão honorário do Brasil a Hamilton, que comemorou nas redes, no dia: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo” – postou Hamilton no dia.
Autor do projeto da homenagem ao piloto britânico, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) criticou a frase de Piquet, ao Blog do Noblat, e chamou de “racismo escancarado” o teor do comentário do ex-piloto brasileiro.
“A reprodução destes termos e frases preconceituosos e racistas, como a que ouvimos e vimos de Nelson Piquet, precisam ser combatidas e desconstruídas. A violência se perpetua nestas ações. Precisamos urgentemente mudar essa percepção! Sem naturalização. Não podemos deixar as pessoas se acomodarem nestas ações. E aqui endossamos o que o Lewis Hamilton comentou: ‘vamos focar em mudar a mentalidade'” – afirmou Figueiredo, que completou:
“Não foi só forma de falar. Não foi ‘jeito de dizer’. Foi racismo escancarado. Já houve tempo demais para aprender, e tempo demais para saber que todas as pessoas merecem respeito. Hamilton fez e faz na F1 o que muitos esportistas não têm coragem: levanta bandeiras, defende causas e mostra que a política (e as consequências da falta dela) estão em todos os lugares”.
A declaração de Piquet, feita durante uma transmissão de uma corrida ano passado, ao criticar uma manobra de Hamilton sobre Verstappen, repercutiu negativamente para o brasileiro fora do Brasil. A Fórmula 1 e a Mercedes – escuderia de Hamilton – divulgaram comunicados reagindo a fala discriminatória de Piquet.