metropoles.com

Autor do título de cidadão honorário a Lewis Hamilton critica Piquet

Para André Figueiredo (PDT-CE), declaração do piloto brasileiro, que chamou o inglês de “neguinho”, foi “racismo escancarado”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Xavier Bonilla/NurPhoto via Getty Images
Lewis Hamilton
1 de 1 Lewis Hamilton - Foto: Xavier Bonilla/NurPhoto via Getty Images

Segue repercutindo a infeliz declaração de Nelson Piquet, que se referiu ao também piloto de Fórmula-1  Lewis Hamilton como “neguinho”. 

Há três semanas, a Câmara aprovou o título de cidadão honorário do Brasil a Hamilton, que comemorou nas redes, no dia: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo” – postou Hamilton no dia.

Autor do projeto da homenagem ao piloto britânico, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) criticou a frase de Piquet, ao Blog do Noblat, e chamou de “racismo escancarado” o teor do comentário do ex-piloto brasileiro.

“A reprodução destes termos e frases preconceituosos e racistas, como a que ouvimos e vimos de Nelson Piquet, precisam ser combatidas e desconstruídas. A violência se perpetua nestas ações. Precisamos urgentemente mudar essa percepção! Sem naturalização. Não podemos deixar as pessoas se acomodarem nestas ações. E aqui endossamos o que o Lewis Hamilton comentou: ‘vamos focar em mudar a mentalidade'” – afirmou Figueiredo, que completou:

“Não foi só forma de falar. Não foi ‘jeito de dizer’. Foi racismo escancarado. Já houve tempo demais para aprender, e tempo demais para saber que todas as pessoas merecem respeito. Hamilton fez e faz na F1 o que muitos esportistas não têm coragem: levanta bandeiras, defende causas e mostra que a política (e as consequências da falta dela) estão em todos os lugares”.

Hamilton voltou hoje às redes sociais, mas desta vez para lamentar a declaração de um brasileiro. E postou: “Vamos focar em mudar a mentalidade”. 

A declaração de Piquet, feita durante uma transmissão de uma corrida ano passado, ao criticar uma manobra de Hamilton sobre Verstappen, repercutiu negativamente para o brasileiro fora do Brasil. A Fórmula 1 e a Mercedes – escuderia de Hamilton – divulgaram comunicados reagindo a fala discriminatória de Piquet.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?