Assunto Israel e Brasil será escanteado em reunião de Lula e Blinken
Secretário de Estado dos EUA se reúne com o presidente Lula nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com o assunto da crise diplomática entre Israel e o Brasil pipocar em Brasília desde o último domingo (18/02), o encontro entre o presidente Lula (PT) e o secretário de Estado dos Estados Unidos Antony Blinken, nesta quarta (21), não deve ser pautado exclusivamente pelo tema.
O secretário vem ao Brasil para falar principalmente das eleições da Venezuela, a serem marcadas no fim deste ano. Blinken, que é judeu, só deve comentar sobre a crise se a parte brasileira tocar no assunto primeiro.
Lula deve mencionar o conflito na Faixa de Gaza fazendo um apelo por ações efetivas de cessar-fogo dos Estados Unidos. Na terça (20), o país negou o plano de armistício entre o Hamas e Israel no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).
Ontem, o porta-voz de Blinken disse que os EUA não concordam com a declaração de Lula, mas que os dois tem assuntos mais importantes para destacar.
O encontro de Blinken com Lula acontece um dia antes da chegada do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, ao Brasil. O chanceler participará nos próximos dias da reunião do G20, no Rio de Janeiro.
Ainda não está prevista uma reunião bilateral entre Lavrov e o presidente Lula. O ministro de Putin vem ao Brasil depois de passar por Caracas, na Venezuela, e Havana, em Cuba.