metropoles.com

As pautas da conversa de Lula com senadores

Com relação um pouco mais desgastada com o Senado, presidente quer aparar arestas; foco também na atuação de Pacheco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros na manhã desta sexta para uma reunião com foco em ações de infraestrutura
1 de 1 Lula O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros na manhã desta sexta para uma reunião com foco em ações de infraestrutura - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A conversa de Lula (PT) com os senadores, nesta quarta-feira (08/11), será em tom de paquera. Se o encontro com a base da Câmara teve clima de “reaproximação”, a do Senado deverá ser de “reconciliação”. O governo quer voltar a ter um relacionamento bom com o Senado, como o que se via no início do ano.

Lula convidou os senadores da base aliada para um café da manhã. O tal Conselho de Coalizão Política é apenas um nome bonito para o segundo ato de cobrança dos partidos de centro para com o Palácio do Planalto.

Do lado de Lula, o encontro servirá para explicar aos senadores a importância da aprovação da pauta econômica de 2023. No Senado, as pautas prioritárias de agora são as aprovações da taxação de apostas esportivas e a reforma tributária —esta que deve ser votada hoje.

Já do lado dos senadores, a reclamação principal será da falta de reconhecimento da casa. Os senadores se queixam que o governo dá mais relevância à Câmara quando são negociados cargos e emendas parlamentares.

A queixa fez com que o Senado organizasse uma “rebelião” contra o governo. A recente recusa do nome de Igor Roque para a DPU (Defensoria Pública da União) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) mostrou que a casa não tem mais o consenso que tinha antes. 

Rodrigo Pacheco

A atuação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também deve ser uma das pautas levantadas. O governo não quer criar ruídos com o senador, por isso deve fazer críticas veladas.

Os colegas de Pacheco dizem que o presidente prioriza pautas pessoais ao invés de assuntos de interesse da casa. Também afirmam que a proximidade dele com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) atrapalha o rendimento do Senado. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?