metropoles.com

Ulysses e Pastore: Apertem os cintos, a sociedade sumiu (Vitor Hugo)

A vital necessidade da mobilização social – na campanha eleitoral , em torno de prioridades nacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
O economista Affonso Celso Pastore fala ao microfone durante uma sessão organizada pelo Senado
1 de 1 O economista Affonso Celso Pastore fala ao microfone durante uma sessão organizada pelo Senado - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Mal (ou bem?) comparando, assemelha-se à comédia nonsense “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu”, – sucesso mundial de bilheteria dos Anos 80-, a atitude inesperada do economista Affonso Celso Pastore, ante a brusca retirada da candidatura do ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, à presidência da República, pelo centro democrático ou Terceira Via. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o ex-presidente do Banco Central disponibilizou “a quem tiver interesse em discutir idéias”, o documento por ele elaborado para a campanha do ex-magistrado. Olhando melhor, no momento político que o país atravessa, lembra também o ex-presidente da Câmara, Ulysses Guimarães, guia maior da resistência democrática, ao apelar, em seu tempo , pela mobilização e participação da sociedade nos debates e lutas sobre os rumos e o destino erráticos do país na ditadura. Em atos e fatos históricos e discursos memoráveis, conclamava Ulysses: “Todos os nossos problemas procedem da injustiça. O privilégio foi o estigma deixado pelas circunstâncias do povoamento e da colonização, e de sua perversidade não nos livraremos, sem a mobilização da consciência nacional”.

Décadas depois, nesta tempestuosa semana de abril, de choques e provocações políticas e institucionais, Pastore fala, no Estadão, sobre a vital necessidade da mobilização social – na campanha eleitoral , em torno de prioridades nacionais: combate à inflação, à violência, ao empobrecimento de faixas cada vez maiores de brasileiros, das desigualdades, defesa do meio ambiente e questões de princípios. À exemplo de outro lema caro ao Senhor Constituição de 1988: “não roubar, não deixar roubar e botar na cadeia quem roube”.

O ex-presidente do BC acrescentou: o documento “Desenvolvimento inclusivo, sustentável e ético”, com propostas econômicas que elaborou para a campanha do ex-ministro da Justiça, está agora “à disposição de quem quiser discutir projetos e ideias” , algo essencial em uma disputa política e eleitoral com tendência à polarização em torno do surrado binômio “direita” (Bolsonaro) x “esquerda” (Lula).

Na conversa jornalística, o professor de Economia da USP e da FGV, condutor do BC entre 1983 e 1985, (final da ditadura) afirmou que a sociedade mobilizada moverá e influenciará os políticos. Hoje, segundo Pastore, temos, infelizmente, um orçamento do governo capturado pelo Centrão, “e está todo mundo olhando isso e assobiando”. Diante deste quadro, “ou a sociedade se mobiliza ou ela vai ficar a reboque da polarização”, .

Em outro ponto, da entrevista, Pastore aponta as duas posições possíveis: A primeira seria apostar no cavalo vencedor. “A segunda é a sociedade civil descobrir que, nesses dois extremos, o País está empacado. Se a sociedade quiser viver num país civilizado, que melhore a distribuição de renda e cresça, ela tem de influenciar os políticos”.

No vôo cego e sem piloto – quando se prega e se pratica a desmobilização e o calar a voz da sociedade – somado ao esquecimento por 5, 50 ou 100 anos, de sujeira e graves suspeitas atuais, postas debaixo do tapete do poder – recorramos à Ulysses, timoneiro de passadas travessias: “Não é exclusivamente na Dinamarca, em qualquer reino sempre há algo de podre. Rematada insânia tornar impublicáveis lacunas, faltas, ou crimes, pois contamina de responsabilidade o governante que a tolera”. Que a sociedade apareça e cobre.

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitors.h.@uol.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?