metropoles.com

Ucrânia: a necessidade do fim da guerra (por Ricardo Guedes)

A Ucrânia tem condições de vencer a guerra? Os EUA e a OTAN participarão diretamente no conflito? A resposta para ambas as perguntas é não

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Em Edinburgh, na Escócia, manifestantes levantam cartazes pedindo o fim da guerra na Ucrânia e chamam o presidente russo Vladimir Putin de criminoso - Metrópoles
1 de 1 Em Edinburgh, na Escócia, manifestantes levantam cartazes pedindo o fim da guerra na Ucrânia e chamam o presidente russo Vladimir Putin de criminoso - Metrópoles - Foto: GettyImages

Henry Kissinger, no Fórum Mundial de Davos, afirmou que a Ucrânia deveria fazer concessões à Russia, mesmo territoriais, para pôr fim de imediato à guerra para o bem do país e do mundo. “As negociações precisam começar nos próximos dois meses antes que hajam convulsões e tensões que não serão facilmente superadas. Idealmente, a linha divisória deveria ser um retorno ao status quo anterior. Prosseguir a guerra além desse ponto não seria sobre a liberdade da Ucrânia, mas uma nova guerra contra a própria Rússia”, afirmou.

A Guerra da Ucrânia é uma guerra geopolítica entre a Russia e os Estados Unidos. Com a dissolução da União Soviética em 1991, foi tacitamente acordado que as forças da OTAN não se expandiriam às então Repúblicas Soviéticas. Com 16 países em 1991, a OTAN tem hoje 30 países, com o ingresso da Polônia em 1999; Lituânia, Estônia e Letônia em 2004.

A intenção da Ucrânia de entrar para a OTAN não é aceita pela Russia. De acordo com o Prof. John Mearsheimer, da Universidade de Chicago, a Russia considera a instalação de mísseis nucleares em suas fronteiras como uma “ameaça existencial”, da mesma forma que os Estados Unidos adotam a “Doutrina Monroe” para retaliação militar no caso de ameaça ao país, como na Crise de Cuba em 1962.

Angela Merkel, em sua recente entrevista, disse que “a tragédia poderia ter sido evitada”. Merkel, classificou a guerra como “um ataque brutal, que desrespeita o direito internacional”, tendo sempre se oposto à entrada da Ucrânia na OTAN para “evitar a escalada”.

A Ucrânia é um país com 44 milhões de habitantes, PIB de USD 155 bilhões, e renda per capita anual de USD 3.500,00, muito abaixo da média mundial de USD 11.300,00. A Ucrânia tem condições de vencer a guerra? Os Estados Unidos e a OTAN participarão diretamente no conflito? A resposta para ambas as perguntas é não. O apoio dos Estados Unidos em USD 40 bilhões em armamentos, cerca de 25% do PIB da Ucrânia, é desproporcional em relação aos resultados que podem ser obtidos pela Ucrânia, a não ser na tentativa de sangramento contínuo da Russia. Isto com a perda da vida de russos e ucranianos. Como disse Eric Hartmann, piloto alemão da Segunda Guerra, “a guerra é um lugar onde os jovens se matam sem se conhecer ou se odiar, por causa da decisão dos mais velhos que se conhecem e se odeiam, sem se matar.” Observe-se ainda a resiliência da Russia a sanções e conflitos. Durante a Segunda Guerra, o PIB da Russia, com 20 milhões de mortos, caiu 6%, França 50%, Itália 39%, Japão 24%, Alemanha19%. Estados Unidos e Inglaterra aumentaram o PIB em 70% e 15%, respectivamente.

A Europa depende em 40% do gás russo para a sua energia; Alemanha 49%; Itália 46%; França 24%. A inflação mundial acelera. Hoje lucram com a Guerra da Ucrânia a indústria armamentista, a indústria petrolífera, e a indústria alimentícia com a alta dos preços. Ninguém mais, nem a Ucrânia.

Ricardo Guedes é Ph.D. pela Universidade de Chicago e CEO da Sensus

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?